PT / EN

Nosso Fundador

O Bispo Charles Harrison Mason foi o fundador e primeiro bispo sênior da Igreja de Deus em Cristo (COGIC), atualmente a maior igreja pentecostal afro-americana dos Estados Unidos.

Nascido em 8 de setembro de 1864, no Condado de Shelby, Tennessee, filho dos ex-escravos Jerry e Eliza Mason, Mason trabalhou com sua família como meeiro e não recebeu educação formal na infância. No entanto, desde cedo foi influenciado pela religião de seus pais.

Na adolescência, Mason uniu-se à Igreja Batista Missionária Afro-Americana e mais tarde recebeu sua licença para pregar da Igreja Batista Missionária Monte Gale, em Preston, Arkansas. Em novembro de 1893, Mason matriculou-se na Faculdade Batista do Arkansas, mas desistiu após três meses para se transferir para o Colégio Institucional de Ministros, do qual se formou em 1895.

Em 1895, Mason conheceu Charles Price Jones, um popular pregador batista do Mississippi. Logo, Mason e Jones começaram a pregar a doutrina da santidade e da santificação nas igrejas batistas locais, o que levou à sua expulsão da Convenção Batista.

Mason e Jones decidiram formar uma nova comunhão de igrejas. Mason sugeriu o nome Igreja de Deus em Cristo, após relatar ter tido uma visão em Little Rock, Arkansas, para distinguir a igreja de vários outros grupos chamados “Igreja de Deus” que estavam se formando na época.

Devido a divergências nos novos ensinos pentecostais, os dois se separaram em 1907. Mason conquistou os direitos legais sobre o nome e o estatuto da Igreja de Deus em Cristo, estabelecendo sua obra em Memphis.

Após transferir a sede da COGIC para Memphis, Mason estabeleceu departamentos e auxiliares adicionais, criou dioceses e nomeou supervisores por todo o país.

Em 1945, Mason dedicou o Templo Mason, em Memphis, como local nacional de reuniões e sede internacional da Igreja de Deus em Cristo.

No momento da morte de Mason, em 17 de novembro de 1961, a COGIC tinha mais de 400.000 membros e mais de 4.000 igrejas nos Estados Unidos, além de congregações na Europa, América do Sul, África e Ásia.

Atualmente, estima-se que possua 6,5 milhões de membros. A igreja está presente em todos os estados dos Estados Unidos e em mais de 100 países ao redor do mundo.