PT / EN

Nossa História

A Igreja de Deus em Cristo (COGIC – Church of God in Christ) nasceu no final do século XIX, fruto da experiência espiritual e da visão do Bispo Charles Harrison Mason. Mason, filho de ex-escravos, cresceu no sul dos Estados Unidos, em meio à pobreza e ao trabalho agrícola, mas sempre profundamente marcado pela fé transmitida por seus pais. Ainda jovem, foi ordenado ministro batista, mas sua trajetória mudou radicalmente quando entrou em contato com a mensagem da santificação e do movimento de santidade que se espalhava na época. Ao lado de Charles Price Jones, Mason começou a pregar sobre a necessidade de uma vida santa e separada para Deus, o que despertou resistência entre líderes batistas, culminando em sua expulsão da convenção em 1897.

Essa rejeição, em vez de encerrar sua vocação, abriu caminho para um novo movimento. Mason e Jones organizaram uma nova comunhão de igrejas, e em 1897 Mason relatou ter recebido de Deus, em visão, o nome “Igreja de Deus em Cristo”, (de acordo com 1 Tessalonicenses 2.14: “Porque vós, irmãos, haveis sido feitos imitadores das igrejas de Deus que, na Judeia, estão em Jesus Cristo; porquanto também padecestes de vossos próprios concidadãos o mesmo que os judeus lhes fizeram a eles”), que foi então adotado para identificar o grupo. O marco definitivo da identidade pentecostal de Mason ocorreu em 1906, quando ele viajou para Los Angeles e participou do célebre Avivamento da Rua Azusa, liderado por William J. Seymour. Ali, Mason teve a experiência do batismo no Espírito Santo com a evidência do falar em línguas. Convicto de que esse era o cumprimento bíblico de Atos 2, ele voltou para o sul determinado a proclamar a mensagem pentecostal.

A nova ênfase, porém, gerou divisões entre ele e seu companheiro C.P. Jones, que não aceitava o falar em línguas como sinal do batismo no Espírito. Em 1907, o grupo se dividiu: Mason manteve o nome Igreja de Deus em Cristo e, com reconhecimento legal, passou a liderar oficialmente a denominação que cresceria para se tornar a maior igreja pentecostal afro-americana dos Estados Unidos. A partir de Memphis, Tennessee, Mason organizou a estrutura da igreja com departamentos, supervisores estaduais, jurisdições e convenções nacionais, dando início a uma instituição sólida e dinâmica.

Com sua pregação vibrante, seu estilo de culto marcado por música, testemunhos e liberdade espiritual, a Igreja de Deus em Cristo rapidamente se expandiu, especialmente entre comunidades negras do sul dos EUA. Em 1945, a denominação inaugurou o Templo Mason, em Memphis, que se tornou sua sede internacional e o maior templo já construído por afro-americanos até então. O templo, além de servir como centro religioso, teve papel histórico no movimento dos direitos civis, tornando-se palco do último sermão do Reverendo Martin Luther King Jr. em 1968, “Eu Estive no Topo da Montanha” (I’ve Been to the Mountaintop).

Quando o Bispo Mason faleceu, em 1961, a Igreja de Deus em Cristo já contava com mais de 400 mil membros e milhares de congregações espalhadas pelos Estados Unidos e por outros continentes, incluindo Europa, América do Sul, África e Ásia. Hoje, estima-se que a COGIC tenha mais de 6 milhões de membros, esteja presente em mais de 80 países e mantenha-se como a maior denominação pentecostal de origem afro-americana. Seu legado une fé pentecostal, compromisso com a santidade e participação ativa nas lutas sociais e espirituais de seu povo, consolidando-se como uma das igrejas mais influentes da história contemporânea do cristianismo.